sexta-feira, 11 de abril de 2008

Google Reader

Tal como o nome indica, o Google Reader é uma aplicação Web do Google e tem como principal função a leitura de feeds (RSS). Esta tem uma interface (GUI) limpa e objectiva. O serviço foi lançado a 7 de Outubro de 2005 e graduado em Setembro de 2007, tendo a sua maior actualização acontecido a 28 de Setembro de 2006.
O gerente do produto, Robert Scoble, afirma que o objectivo principal “tornar o mundo das notícias em algo fácil e divertido de se desfrutar com eficiência. “ O Google tem vindo a evoluir e muitas têm sido as características adicionadas aos seus serviços:
Uma página principal onde o usuário pode visualizar um resumo dos itens não lidos
Importação e exportação em lista das subscrições (ou assinaturas) em formato OPML.

Atalhos de teclado para as principais funções
Possibilidade de visualizar os itens em formato de lista ou expandido (mostrando apenas o título ou todo o conteúdo do feed, respectivamente)
Marcar automaticamente os itens lidos de acordo com o rolar da página, quando em visualização expandida
E uma das principais actualizações, a busca personalizada ou em todos os feeds já lidos de conteúdo, com a qualidade de buscas do Google

É possível aos utilizadores adicionar novos feeds usando a própria busca interna do produto ou fornecendo a URL exacta do feed RSS ou ATOM que deseja assinar. Novos posts dos feeds assinados são destacados na tela, sendo possível ler apenas estes. O usuário também pode classificar a lista de subscrições por data ou relevância.


O Google Reader foi a primeira aplicação a fazer uso do
Google Gears, uma extensão para o navegador que permite aplicações online trabalharem de forma offline, actualizando-se quando possível. Usuários que utilizam essa extensão podem realizar o download de até 2000 itens para ser lidos offline, na falta de uma rede activa, por exemplo.

Sem comentários: